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Cliente desistiu da compra? Quem paga o frete?

O que a lei diz?

Art. 49 do código do consumidor diz: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.”

A maioria das pessoas conhecem essa parte da lei. Não é novidade pra ninguém que o consumidor tem o direito de desistir de compras feitas pela internet no prazo de 7 dias.

Mas o Art. 49 ainda diz mais…

“Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.”

Quem paga o frete?

É isso mesmo que você entendeu. Os valores pagos, incluindo o frete, devem ser devolvidos de imediato. É como se a lei falasse que nós, vendedores, somos culpados pela desistência do cliente. E é exatamente isso, nós somos os responsáveis!

Agora você ficou preocupado, não é?

Talvez esteja pensando: “Vender pela internet vai me trazer prejuízo e não lucro!” frown

Acalme-se pequeno gafanhoto, estamos aqui pra te ajudar! laughing

Já que nós, vendedores, somos responsáveis… não se preocupe vamos te mostrar o que pode ser feito para diminuir esse tipo de ocorrência.

Boas descrições de produtos.

Coloque descrições completas sobre o produto que você está vendendo!

Não economize!

Informe o tamanho, peso, material, cor, textura, marca e etc.

Se coloque no lugar do cliente e pense em quais perguntas você faria se quisesse comprar o seu produto. Se transforme no seu cliente mais exigente. kiss

Boas fotos de produtos.

Invista em boas fotos, você só tem a ganhar! 

Boas fotos além de chamar a atenção do seu cliente, também mostra detalhes importantes do seu produto. 

Tire fotos de vários ângulos. Seu cliente pode se arrepender da compra se você colocar uma única foto do produto.

Valor do frete.

Mesmo colocando muitos detalhes sobre o seu produto, vai chegar uma hora que não vai ter jeito… seu cliente vai se arrepender da compra!

Mas, calma! Não é o fim do mundo. cool

Pra evitar prejuízos pense bem no valor que você irá cobrar pelo produto e frete.

Se o frete do produto fica em R$20,00 será que não seria interessante cobrar R$25,00 ou até R$30,00?

Talvez você pense: “O frete de ida é R$20,00, consequentemente o frete de volta é R$20,00 também. O meu gasto será de R$40,00.”

Você está certo! Se o frete de ida é R$20,00 é muito provável que o de volta também seja R$20,00. Mas cobrar um pouco a mais no frete ou em seus produtos pode eliminar o prejuízo nessas situações de desistência. Aqueles clientes satisfeitos vão compensar os clientes arrependidos.

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